Desde 1996 que o 28 de Abril é comemorado em todo o mundo como forma de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais.
A primeira cerimónia teve lugar em Nova Iorque, na Organização das Nações Unidas, onde foi aceso um memorial para recordar todos aqueles que perderam a vida no trabalho ou adquiriram doenças relacionadas com a sua actividade profissional.
Com esta primeira Jornada de Luto, estava consagrado o Dia Internacional de Luto pelas Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais.
A data foi escolhida para coincidir com as Jornadas Nacionais de Luto do 28 de Abril, previamente adoptadas pelo Congresso Canadiano do Trabalho.
Desde 2001 que esta efeméride é reconhecida e apoiada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), sendo actualmente celebrada de modo oficial em inúmeros países de todo o Mundo.
Em Portugal, o dia 28 de Abril foi instituído “Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho” mediante Resolução da Assembleia da República n.º 44/2001(PDF), cabendo à Autoridade para as Condições do Trabalho o cumprimento do recomendado nesta Resolução.
CRONOLOGIA
2002 (IDICT)
"A Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho"
2003 (IDICT)
"Cultura de Prevenção de Riscos Profissionais"
2004 (IDICT)
"Prevenir o Acidente de Trabalho é Viver Melhor:
Um dia a Refletir,uma Samana a Conscientizar,Um Anoa a Agir "
2005/2006 (ISHST)
"Enquanto lê esta frase ocorre um acidente de trabalho"
2007 (ISHST - ACT)
"Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho"
2008 (ACT)
"Só há uma forma de construir o sucesso: com segurança"
2009 (ACT)
"Construir melhor,sáude e vida no trabalho: um direito fundamental."
Ouça a propaganda de rádio aqui.
Saíba mais sobre a campanha clicando aqui.
0 comentários:
Postar um comentário